Sensoriamento e Vigilância Remota Aerotransportada e Espacial

Sobre

Sensoriamento remoto aerotransportado ou satelital baseado em sensores de radiofrequência (RF) ou ópticos tornou-se vital para a sociedade atual. A capacidade para monitoramento preciso da superfície terrestre para monitorar processos ambientais, clima, geografia e topografia não apenas determina pesquisas ambientais e climáticas, mas fornece aos governos dados importantes para a tomada de decisões estratégicas, monitoramento de tráfego e segurança nacional. Apenas parte dos dados obtidos por sensoriamento remoto são abertos. Por esta razão, torna-se essencial aos governos ter acesso a esses dados e, assim, operar e manter sistemas de sensoriamento remoto adequadamente, de forma a garantir prosperidade duradoura, segurança e soberania nacional.

Em particular, os custos de lançamento e de operação de sistemas de sensoriamento remoto baseados em grandes plataformas é muito elevado. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de sistemas aeronáuticos não-tripulados (UAS). Pequenos ou nanossatélites também passam a ser de grande interesse. Porém a instrumentação adequada e o processamento de sinais e de dados ainda precisam ser desenvolvidos e otimizados, para viabilizar desempenho adequado.

Neste projeto, propõe-se a criação de um INCT para sensoriamento remoto e monitoramento aerotransportado e satelital, visando promover a colaboração nacional e internacional para desenvolvimento de novas estratégias de sensoriamento, plataformas, sistemas de RF, antenas, instrumentação e métodos de processamento de dados e de sinais com baixo custo. O INCT multidisciplinar congrega renomados pesquisadores de quatro Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e uma Instituição Particular de Ensino Superior e vários colaboradores nacionais e internacionais. Pretende-se criar um ambiente estimulante e atrativo a estudantes de diferentes níveis, de alunos de graduação a de pós-graduação, promovendo a formação de jovens e talentosos pesquisadores.

A equipe de pesquisadores da UFC atua nas áreas de processamento de sinais, comunicação sem fio, e microeletrônica para satélites. No projeto, a equipe é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de algoritmos para sistemas de sensoriamento e comunicações, testes em plataformas experimentais, bem como pela concepção e desenvolvimento de sistemas tolerantes a falhas para comunicações satelitais.
Universidade Federal do Ceará (UFC)
A equipe de pesquisadores do ITA atua nas áreas de sensoriamento remoto, comunicações, GNSS, circuitos e sistemas integrados e tecnologia de satélites. No projeto a equipe do ITA é responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de sensoriamento e plataformas experimentais para sensoriamento e comunicação, bem como pelo projeto e desenvolvimento de algoritmos e métodos de processamento de sinais para sensoriamento remoto.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Instituições Parceiras

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A equipe de pesquisadores da UFRGS atua nas áreas de controle e navegação de sistemas baseados em (múltiplos) veículos aéreos não-tripulados (VANTs), projeto de sistemas satelitais, particularmente ligado à requisitos de tolerância à falhas e integração desses dois tipos de sistemas via comunicação sem fio. No projeto a equipe da UFRGS atuará nessas três áreas, sendo responsável pelo desenvolvimento de controle e coordenação de múltiplos VANTs para sensoriamento remoto, participando do provimento de suporte à tolerância à falhas para a parte do projeto ligada aos sistemas satelitais e no provimento de soluções de comunicação sem fio para integração do sistema.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
A equipe de pesquisadores da PUCRS atua nas áreas de sistemas digitais e sistemas embarcados, com foco em projeto de hardware e software para arquiteturas manycore baseadas em redes intrachip. Dentre as atividades para estas arquiteturas estão o desenvolvimento de ferramentas para implementação de arquiteturas intrachip, mapeamento e particionamento de tarefas e núcleos de processamento, desenvolvimento de mecanismos tolerantes a falhas e de microkernel para controle de manycores. No projeto irão trabalhar com a concepção e desenvolvimento de mecanismos de tolerância a falhas empregados no processamento e comunicação de satélites.
A equipe de pesquisadores da UNIPAMPA atua na área de projeto de antenas e circuitos de micro-ondas, particularmente para sistemas de comunicação, radionavegação via satélite e radares de abertura sintética (do inglês, synthetic aperture radar - SAR). No projeto, a equipe da UNIPAMPA atuará no projeto de antenas para radares de abertura sintética, análise de desempenho após a integração das antenas projetadas aos VANTs, e apoio ao projeto dos circuitos de micro-ondas para sistemas SAR.
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Entre em contato

Endereço

Bloco 725 - LPSA
Fortaleza, CE - Brasil

Contato

inctsignals@gmail.com